Estudos > Instrumentos > Bendir

Bendir

Trata-se de um pandeiro típico utilizado pelos beduínos (habitantes do deserto) no acompanhamento de suas canções folclóricas. Possui várias dimensões e sua sonoridade varia do grave ao agudo. Seu corpo, tradicionalmente, é feito em anel de madeira revestido geralmente em pele de cabrito.

 

Devido sua pluralidade dimensional, o músico percussionista deve sempre possuir um jogo de três pandeiros com tamanhos e, por consequência, sons diferentes, ou seja, de circunferência pequena, média e grande.

Os egípcios o conhecem pelo nome de "Daff" ou "Duff". É um instrumento não possui címbalos em seu anel. Recentes pesquisas mostram que já existe a versão moderna desse instrumento, confeccionada em anel de madeira ou plástico resistente e pele em poliéster (nylon) leitosa.

 

Apesar de sua versão modernizada ter chegado a bons níveis de comercialização, o Bendir tradicional em pele de cabra de altíssima qualidade possui ressonância (vibração energética sonora) infinitamente superior, sendo, sem dúvida alguma, o mais indicado para gravações e apresentações ao vivo. É um importante instrumento de base na percussão libanesa.