Estudos > Tipos de Dança > Dança com Véus

Dança com Véus

Existem muitas informações desencontradas sobre a origem da dança do ventre com véu.

 

Procurando por registros encontrei diversas explicações e alguns registros dizem que o véu não tem origem árabe e são mais utilizados pelas bailarinas americanas. As egípcias e as libanesas usam de forma mais simplificada. As grandes divulgadoras dos véus são as ocidentais, em especial as americanas e as europeias.

 

Em árabe é chamado de Hijab, que significa algo que separa duas coisas. Levando para o lado místico, o véu é o conhecimento oculto ou relevado e esta mudança de significado depende se ele esta sendo usado ou retirado durante uma apresentação. É exatamente por isso que ele é tão encantador. O véu na Dança do Ventre é como uma extensão da bailarina, de seus braços, proporcionando um ar de mistério, leveza e encanto. 

Já outros dizem que é possível encontrar textos datados da época do antigo Egito relacionados ao uso do véu na dança, sendo assim já faziam parte das performances orientais.

 

O véu tradicional geralmente é de seda por ter um caimento e leveza nos movimentos, tem em média 2,20 de largura por 1,40 de altura e as cores podem varias de acordo com o gosto da bailarina sendo muito utilizados os coloridos como arco-íris.