Estudos > Tipos de Dança > Dança Nubia

Dança Nubia

Esta dança originou-se na região Sul do Egito que foi inundada pela grande barragem de Assuã, um local extremamente quente o ano inteiro, onde é preciso usar roupas especiais para se proteger do sol.

 

A música núbia é muito rica em ritmos e muitas vezes, é acompanhada de bandirs (tambores grandes). Antigamente os núbios realizavam danças guerreiras usando lanças e punhais, mas atualmente é uma dança desenvolvida de forma suave e com movimentos simples. Normalmente é dançada em filas ou em pares e acompanhada de palmas e gestos alegres.

 

Os núbios fazem parte da África negra e são muito diferentes do resto do povo egípcio. Eles também têm sua própria língua e dialeto.

 

Trajes: os homens usam uma galabia longa e branca e calças brancas (a cor branca ajuda a refletir a luz do Sol), por cima, uma roupa colorida e um turbante bem comprido na cabeça. Eles também usam sapatos especiais para proteger seus pés do chão quente. as mulheres utilizam galabia longa e cores claras, um vestido preto leve por cima, que permita mostrar o vestido debaixo, e um lenço bem comprido na cabeça cobrindo todo o cabelo. Elas adoram usar muitos acessórios: um colar chamado Kerdan Núbio, grandes brincos, geralmente de prata e todo tipo de acessório de prata.  

 

 

Fonte: tarikdancer.blogspot.com