Estudos > Tipos de Dança > Dança dos Pescadores

Dança dos Pescadores

A dança de Port Said é uma dança do repertório essencial do THE REDA TROUPE, que vem da cidade de Port Said, “Canal de Suez”.

 

Ao dançar, estamos representando sem sombra de dúvida os sentimentos de alegria de um povo muito atípico ou melhor, de um povo portuário. Os movimentos da dança são vivos e alegres e incluem etapas diferenciadas para homens e mulheres, podendo os homens dar inúmeros saltos impressionantes e as mulheres fazem movimentos de quadril.

 

A dança Simsimiyya é uma parte essencial do repertório dosTrupes dos folclores do distrito deste canal. O EL Hosseny de Mohamed, nativo de Suez é conhecido como o dançarino principal doTrupe de Reda e do Trupe de Mahmoud Reda assim, como um instrutor e um coreógrafo da dança. Iniciou sua carreira muito novo no Trupe do folclore de Suez, e sentindo muito fortemente sendo trazida pelo simsimiyya. Ao dançar o simsimiyya, expressa-se sobretudo sentimentos de alegria.

 

Os movimentos da dança são vivos e alegres, e incluem etapas Charleston denominadas diferentes. Os dançarinos jogam com colheres e em Suez o desempenho inclui o aplauso igualmente syncopated, kaff, usado somente no simsimiyya de Suez (o kaff é sabido igualmente na música de Nubian e de Bedouine, mas a conexão entre estas tradições diferentes permanece desconhecida). O distrito não tem nenhum vestido étnico típico e consistem na roupa estilizada de grupos diferentes de trabalhadores: pescadores, guarda-costeira, bambutiyya (homens que usam barcos de enfileiramento para trocar entre o porto e os navios grandes).

 

Quando Hosseny estava dançando no Trupe do folclore de Suez, o repertório consistiu na maior parte em canções de amor e em quadros diferentes como a " Noite do Henna de Suez" , que é um dos quadros mais famosos e o mais freqüentemente executados do simsimiyya. As danças foram feitas igualmente às canções nacionalistas. Hosseny prefere fazer suas próprias coreografias às canções populares velhas que são criadas espontaneamente para ter um modo romântico, mas no entanto alegre e às vezes cômico.