Estudos > Instrumentos > Derbak

Derbak

Considerado o principal instrumento da percussão libanesa no âmbito tradicional, recebe inúmeras denominações no mundo árabe. Derbake ou Derback (Líbano, Síria etc..), Tabla (Egito) Darbuka (Turquia), Tumberleke (Grécia) etc...

 

As Derbakes tradicionais são feitas em argila queimada ou madeira leve revestidas por pele de peixe ou de cabrito. Sua versão moderna ou contemporânea, possui corpo em alumínio com revestimento de nylon; sua sonoridade é provida de grandes méritos. Vitor Abud Hiar aprecia as Tablas em pele de peixe ou carneiro. No Brasil, a primeira geração de Derbakes ou Tablas se deu nos anos 70 confeccionadas pelo percussionista Fuad Haidamus (pai da percussão árabe no Brasil).

 

A partir dos anos 80, com o advento da globalização, conheceu-se as Derbakes em alumínio fundido, muito bem recepcionadas pelos músicos brasileiros e de todo o mundo.

 

É equívoca a afirmação de que as Tablas em cerâmica são instrumentos amadores. O surgimento da versão moderna serviu apenas para suprir certas deficiências de sua versão tradicional, tais como corpo mais resistente a impactos e pele com afinação constante. Devido a grande procura popular pelas derbakes de alumínio e pele artificial, a produção das derbakes tradicionais em pele de peixe dirimiu significativamente.