Estudos > Tipos de Dança > Khaleege

Khaleege

Dança folclórica que provém da Arábia Saudita e do Golfo Pérsico. Khaleege significa "Golfo". Para entender um pouco mais esta dança, é necessário observar a cultura e os costumes desses povos: eram tribos nômades que enriqueceram através do comércio e suas mulheres dançavam em roda, ressaltando gestos tímidos, com várias pessoas em volta.

 

Os movimentos dos pés são bastante simples (as maneiras de andar dão a impressão que um pé arrasta o outro), diferente da posição normal da Dança do Ventre. Os passos essenciais que caracterizam essa modalidade de dança são as torções e movimentos com as mãos e a cabeça, envolvendo todo o corpo e a galabia (tipo de capa usada por cima da roupa).

 

A galabia, de tecido leve e transparente, é repleta de bordados com fios de ouro e também pedrarias, podendo mostrar além da beleza dos mesmos a riqueza que a família possui. Por baixo da galabia usa-se um vestido geralmente de corte reto que pode ser simples, sem bordado, mas de cor igual ou próxima a da galabia. As cores mais utilizadas são laranja, verde escuro,  azul  e  vermelho, todos bordados com muito dourado.

 

Antes de entrar em cena, as mulheres perfumam seus cabelos com incensos. Os movimentos dos cabelos são essenciais e demonstram a feminilidade e ao mesmo tempo a beleza de cada mulher de uma maneira bem tímida. A pintura dos olhos é bem demarcada, geralmente os olhos são maquiados com cores escuras (preto ou marrom) com o objetivo de destacar ainda mais o olhar.

 

 As bijuterias utilizadas geralmente são  chamativas, com brincos grandes, várias pulseiras e anéis. A dança em si é extremamente gestual, expressiva e cheia de significados sendo executada no ritmo Soudi. Pode-se utilizar incensários para entrar para dançar “purificando” o ambiente e levando boas energias para quem assisti.

 

A dança Khaleege pode ser vista hoje em festas árabes e em comemorações entre família por se tratar de uma dança muito alegre.

Pode-se utilizar a dança como forma de homenagem á algum convidado da platéia que tenhamos conhecimento que é nascido na Arábia Saudita ou no Golfo Pérsico.

 

 A bailarina de dança do ventre pode dançar com a galabia por cima de sua roupa de show e após a parte folclórica retirá-la continuando sua apresentação.

 

Fonte: Luxor dança do ventre