Estudos > Tipos de Dança > Tanoura

Tanoura

É uma dança folclórica egípcia que vem dos Giros dos Dervixes, mas ao contrário dos Giros dos Dervixes esta apresenta alguns objetivos voltados para o espetáculo, como não é acompanhada de canções e orações como na forma Turca e usam-se quatro saias coloridas e não uma como os Dervixes, gerando um belíssimo espetáculo. É uma representação artística de uma dança realizada em caráter sagrado, de transe, que consiste em giros contínuos – 40 minutos girando. 

 

Ela costuma ser apresentada nos festivais Sufi, onde os homens se apresentam vestindo longas saias coloridas sobrepostas, girando à maneira dos Dervixes, isto é, praticam um ritual de giros, com o objetivo de ficarem em harmonia com o divino.  O verdadeiro Sufi, geralmente sírio ou turco, entra em transe. Por isso passam como dizem as histórias, até dois dias girando. Nem sempre o bailarino de tanoura é Sufi. Portanto, a busca não é o transe, mas sim entrar em contato com as energias sagradas que regem os movimentos dos astros.

 

Através dos giros, os bailarinos conectam-se com o céu e com a espiritualidade. Voltas intermináveis, com um vestido multicolor do bailarino, criam a ilusão de um caleidoscópio humano, dando um efeito hipnótico.

 

São usadas quatro saias, que significam as estações do ano que passam conforme a Terra gira, no caso, o bailarino. No caso dos giros dos dervixes, eles giram com os planetas, em torno de si mesmos e do Sol, que é representado por uma pessoa no centro que gira apenas no final.

Esta dança pode ser observada durante a Mooled, festividades que têm lugar na cidade do Cairo islâmico, e ultimamente em todo o mundo, em eventos culturais.

 

É um espetáculo belíssimo de agilidade, concentração e entrega. Um show que emociona, encanta e surpreende.

 

Significado de Dervixe: Um dervixe é um monge muçulmano, que geralmente leva uma vida nômade de sacrifícios, fazendo votos de pobreza, humildade e castidade, vivendo de esmolas. A palavra dervixe vem do persa e significa mendigo, ou mendigo religioso.

 

Significado de Tanoura: Quer dizer “saia”, o nome é uma referência direta à parte da roupa que mais chama a atenção nessa dança.

 

Fonte: www.portaldoegito.com.br